Na manhã desta quarta-feira (01/06/2022), operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar resultou na prisão de um indivíduo que havia roubado dinheiro e joias de, no mínimo, 3 mulheres das cidades de Valparaíso, Bento de Abreu e Guararapes.
Durante o evento de aniversário da Cidade de Valparaíso, o homem de 38 anos bateu palmas e solicitou água para por no radiador de seu veículo à uma comerciante e moradora do Bairro Centro de Valparaíso.
Ao abrir o portão, o assaltante adentrou o imóvel e apresentou uma arma de fogo exigindo joias e dinheiro. Temendo por sua vida, a vítima entregou seus bens e ele empreendeu fuga.
A Polícia Civil iniciou imediatamente as investigações levantando e analisando câmeras de vigilância da região.
Dois dias depois (01/06/2022), as Policias tomaram conhecimento que havia acabado de ocorrer um roubo na cidade vizinha (Bento de Abreu) com a mesma abordagem dissimulada do autor que pedia água para por no radiador de seu veículo, adentrava o imóvel portando uma suposta arma de fogo e exigia joias e dinheiro. Neste caso ele também atingiu seu objetivo.
Na mesma Cidade uma senhora de 62 anos narrou que uma pessoa com as mesmas características informadas pela vítima anterior (magro, alto, pele parda e trajando um uniforme da empresa Raízen) havia tentado utilizar do mesmo artifício para adentrar seu imóvel, mas, ao ver seu filho, desistiu da empreitada criminosa.
O S.I (Setor de Investigações) da Polícia Civil iniciou nova busca por câmeras de vigilância e logram êxito em captar o veículo utilizado pelo criminoso (VW/FOX de cor preta), bem como a numeração de seu emplacamento.
Durante as investigações, as Polícias ainda tomaram conhecimento de uma terceira vítima que narrou as mesmas características do indivíduo e do carro utilizado por ele, mas dessa vez na Cidade de Guararapes.
Os policiais civis, por meio de operação de inteligência, cruzaram as informações obtidas até então nos sistemas policiais e produziram o conhecimento acerca da qualificação, endereço e veículo utilizado, compartilhando em seguida com a Polícia Militar.
Com a rede policial abastecida de informações, foi possível localizar o autor com o veículo próximo do endereço de sua mãe em Valparaíso.
Dentro do veículo foram localizados documentos e dinheiro das vítimas, bem como um simulacro de arma de fogo que ele utilizava nos assaltos e dentro da residência a equipe policial encontrou as joias e o dinheiro do primeiro roubo em Valparaíso.
O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia da Cidade e o Delegado de Polícia presidiu os atos de polícia judiciária, inclusive o Auto de Prisão em Flagrante com devolução dos bens das vítimas.
Vale salientar que ainda há joias apreendidas de vítimas não localizadas, portanto, se você também foi vítima de uma situação parecida, procure a Polícia Civil.