A confirmação da Secretaria da Saúde foi de um paciente de 55 anos, que morreu no dia 8 de janeiro; já o óbito notificado pela Santa Casa foi de paciente com 66 anos, falecido no dia 2 de janeiro.
“A Prefeitura de Araçatuba confirma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a primeira morte por dengue no município em 2025”, diz a nota distribuída pela Secretaria da Comunicação às 16h desta segunda-feira (27). “O óbito, de um homem de 58 anos, ocorreu no dia 8 de janeiro e estava em investigação desde o início do ano. A confirmação foi recebida nesta segunda-feira (27), por meio do resultado de exame encaminhado pelo Instituto Adolfo Lutz ao Departamento de Vigilância Epidemiológica”, acrescenta a nota.
Na mesma nota, a Vigilância Epidemiológica informa que, até esta segunda-feira (27), Araçatuba já registra 2.623 casos positivos para dengue e 938 suspeitos. Há, ainda, uma morte em investigação, pelo Instituto Adolfo Lutz, de um homem de 35 anos, que ocorreu no dia 21 de janeiro.
OUTRA MORTE
No dia 2 de janeiro, às 18h03, a assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba informou a morte de paciente positivo para dengue. “O Serviço de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da Santa Casa de Araçatuba informa registro de óbito de caso positivo de dengue.
O paciente, com 66 anos, de Araçatuba, deu entrada no hospital em 31 de dezembro, encaminhado pelo PSM (Pronto Socorro Municipal), com vários sintomas da doença e amostras colhidas para análise. O resultado positivo para dengue foi confirmado horas após a internação”, diz a nota.
Conforme a nota, devido à gravidade do caso, o paciente foi internado na Unidade de Terapia Intensiva e, apesar dos esforços, não resistiu e foi a óbito às 6h da quinta-feira (2 de janeiro).
O material coletado foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para investigação e possível caso de dengue hemorrágica.
NÚMEROS
Com o se observa, embora com fontes diferentes, não são os mesmos pacientes. Portanto, Araçatuba já teve duas mortes por dengue e ainda investiga um terceiro caso.