Cultura

Prêmio Carolina Maria de Jesus 2023  



Divulgação

 

As inscrições para a segunda edição do Prêmio Carolina Maria de Jesus estão abertas a partir desta sexta-feira (17/11/23) e vão até o próximo dia 24.

Como forma de democratizar a participação, as fases de indicação e votação serão abertas ao público e realizadas por meio de formulários eletrônicos.

As pessoas ou entidades interessadas em concorrer ao prêmio podem cadastrar seu projeto no combate ao racismo, desenvolvido nos últimos doze meses, por meio de formulário eletrônico (https://forms.gle/qmnmsYYaRmEbDwKW9). No formulário, o público poderá indicar apenas um projeto ou ação.

A votação popular vai ocorrer entre os dias 27 de novembro e 4 de dezembro.

A divulgação dos vencedores será realizada em sessão solene no dia 7 de dezembro, a partir das 19h, na Câmara Municipal. A entrada é aberta a todas as pessoas.

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio Carolina Maria de Jesus foi instituído pela Resolução Nº 2.042, de 14 de março de 2022, de autoria do vereador Wesley da Dialogue (Podemos).

A primeira edição da homenagem ocorreu em 2022, com a participação de 9 finalistas e os escolhidos pelo público para receber os troféus foram a “Trilha Educação Antirracista”, realizada pela Diretoria Regional de Ensino, e o “Baile Black”, da produtora cultural Kelly Oliveira.

A honraria foi idealizada para homenagear pessoas e entidades que se destacaram na atuação em defesa dos direitos das mulheres e homens negros e no combate ao racismo em Araçatuba, como forma de reconhecer e valorizar tais ações, além de incentivar iniciativas da sociedade civil em prol dos direitos humanos e no combate às desigualdades raciais.

O prêmio leva o nome de uma das maiores figuras do Brasil, Carolina Maria de Jesus, ex-catadora de recicláveis que se tornou escritora, compositora e poetisa brasileira. Mãe de três filhos e escritora em suas horas vagas.

Ficou internacionalmente conhecida pelo seu livro "Quarto de despejo: diário de uma favelada", no qual relatou o seu dia a dia na favela do Canindé, na cidade de São Paulo. Publicada em 1960, a obra virou best-seller, foi vendida em 40 países e traduzida para 16 idiomas.

HOMENAGEM

“Essa premiação é uma das mais importantes ações que apresentamos na Câmara desde o início do mandato, primeiro porque homenageia uma das maiores figuras do Brasil, Carolina Maria de Jesus, uma mulher preta que viveu a fome e o descaso, retratando tão bem um Brasil que ainda vemos, dando nome ao prêmio e trazendo visibilidade a personalidades que atuam no combate ao racismo e por igualdade, para que assim mais ações e projetos sejam produzidos neste sentido.

Estamos ansiosos e animados para a edição de 2023.” afirma o vereador Wesley da Dialogue, autor da honraria.
 


Mais sobre Cultura



NATAL SOLIDÁRIO

O Sargento Ramos juntamente com Beto, presidente do "Motoclube FAMÍLIA & ASFALTO" tem a honra de convidar todas as...