Educação

Um dos maiores projetos de ensino gratuito da língua inglesa completa dois anos e acontece no interior de São Paulo



Um dos maiores projetos de ensino gratuito da língua do Estado de São Paulo está completando dois anos no município de Ribeirão Preto região da nossa cidade de Franca e já atinge 35.000 alunos.  

O projeto começou em 2022 com a reestruturação da Língua Inglesa no ensino fundamental, inserindo três aulas de inglês nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e ampliando para cinco aulas nos anos finais (6º ao 9º ano), para 22 mil alunos.  Todo o material didático é fornecido pela Cambridge University Press aqui do Brasil. E para completar a reestruturação, desde 2023, o idioma também foi implantado na Educação Infantil, nas etapas I e II, para os estudantes da pré-escola, de 4 e 5 anos. 

A Cambridgy University Press no Brasil fez um acordo de cooperação com a Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto num projeto inédito de ensino da língua inglesa oferecido para a educação infantil e o ensino fundamental da rede municipal, que atende hoje 35.000 alunos gratuitamente. 

De acordo com o professor José Ricardo de Oliveira Cunha, formador em Língua Inglesa do Centro Educacional Paulo Freire da Secretaria Municipal da Educação  de Ribeirão Preto e um dos principais mentores do projeto, hoje o projeto começa atendendo os alunos a partir dos 4 anos no ensino básico com 2 aulas semanais de 45 minutos cada, no fundamental 1 com 3 aulas semanais de 50 minutos e no ensino fundamental 2 com 5 aulas semanais de 50 minutos. Ricardo explica que os alunos do projeto hoje tem na língua inglesa a mesma carga de ensino de matérias convencionais como matemática e português.

Em sua opinião “o projeto permite que esses alunos se tornem cidadãos do mundo. A língua inglesa permite que nos comuniquemos com todas as nações de outras línguas também. Isso será fundamental para a ascensão profissional do nosso alunado. No Brasil as iniciativas do ensino da língua inglesa em projetos públicos são isoladas, o que é uma pena. Nos exames de alto impacto os alunos que não possuem conhecimento na língua inglesa acabam sofrendo uma segregação”, comenta José Ricardo.

A Editora da Universidade de Cambridge é reconhecida como a primeira editora do mundo, fazendo parte da renomada Universidade de Cambridge. Para o CEO da Cambridge University Press no Brasil, João Madureira, o projeto vem de encontro com a missão da editora que é promover e apoiar pesquisas de altos níveis de excelência”. A parceria tem vigência de cinco anos, no período de 01 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2026.


Mais sobre Educação